fios
Serra
60% lã, 40% algodão
A industria têxtil representa uma fonte de poluição colossal no planeta mas a J. Gomes ajuda a solucionar o problema, recolhendo desperdícios têxteis de outras fábricas e transformando-os novamente em fio! Ao atribuir-lhes nova vida, promove uma indústria circular, o que é altamente benéfico para o ambiente.
O processo de transformação do fio não desperdiça água e não utiliza qualquer tipo de químicos. Desta forma, a J. Gomes cria um fio de fibras naturais 100% reciclados, o SERRA, composto por 60% lã e 40% algodão, numa abrangente paleta de 30 cores.
A J. Gomes e os seus produtos são certificados pela Global Recycle Standart – GRS – que assegura a cadeia de boas práticas sociais e ambientais.
Antártico
50% lã, 35% poliéster, 10% acrílico, 5% outras fibras
O antártico é composto por uma fusão de fibras naturais e fibras sintéticas, 100% recicladas através de desperdícios têxteis recolhidos pela J Gomes. Este fio não é sujeito a qualquer químico sintético e a nenhum tingimento. Cada cor do antártico e obtida através da cor dos desperdícios que foram previamente separados por qualidade e cor.
Vegan
80% poliéster, 20% algodão
O fio vegan é composto por fibras sintéticas e naturais, elaborado através de poliéster e algodão 100% reciclados.
Este fio foi desenvolvido com o intuito de apresentar um produto que seja, para além de responsável ecologicamente, devido ao processo de reaproveitamento de matérias da J Gomes, como também não possuir qualquer fibra de proveniência animal.
Cânhamo
44% lã, 28% poliéster, 24% cânhamo, 4% seda
A utilização do cânhamo, na produção têxtil, representa vários benefícios para a saúde e insere-se diretamente na filosofia Slow Living.
Possuí uma estrutura molecular estável reduzindo a eletricidade estática dando origem a produtos antialérgicos, antimicrobianos e antifúngicos. Está comprovado que inibe o aparecimento de bactérias como E. Coli e a Candida Auris.
O cânhamo possui ainda propriedades de proteção ultravioleta. É um material respirável e confortável, especialmente quando mesclado com outros materiais como a seda ou lã.
Ambientalmente, a utilização do cânhamo é uma matéria muito sustentável. O seu cultivo é responsável e contribui para a biodiversidade, não necessita de herbicidas e pesticidas sintéticos. Quando comparado com outras utiliza menos 75% de água do que o algodão e 1 hectar de cânhamo produz a mesma quantidade de fibra natural do que 4 hectares de fibra de eucalipto.
Zimbro
40% lã, 30% poliamida, 25% linho, 5% poliéster
O fio zimbro, possui na sua composição o linho, que atribui uma variedade de qualidade ao mesmo. Torna-se um material com higroscopicidade e intumescente e resulta numa superfície mais lisa, durável e respirável.
Cardo
100% lã
O Cardo é um fio composto por 100% de lã reciclada, através da recolha de desperdícios têxteis pela JGomes. O tingimento efetuado neste fio é responsável e certificado pela GRS.
Alpaca
65% lã, 35% alpaca
O fio alpaca é composto por lã e alpaca. Existe em 15 cores obtidas através de 3 tons de fio alpaca, obtidos naturalmente, sem tingimento.