2022

INCÊNDIO NAS
INSTALAÇÕES DA JGOMES

No passado dia 24 de janeiro de 2022, deflagrou um incêndio nas instalações da JGomes tendo destruído a maioria das máquinas. A linha de reciclagem têxtil e cardação acabaram por ser totalmente desmanteladas.

- A linha de reciclagem têxtil e cardação acabaram por ser totalmente desmanteladas -

O incêndio teve início na máquina desfibradora, comummente conhecida como esfarrapadeira, localizada na linha de reciclagem. No final do turno da noite, a situação tornou-se incontrolável e os nossos colaboradores, depois de procederem ao combate inicial das chamas, tiveram que escapar do local. Foi um combate complexo, já que as instalações da JGomes alcançaram temperaturas extremas devido às matérias têxteis altamente inflamáveis que se encontravam armazenadas. 

Este acidente teve um grande impacto em todos os que trabalham na JGomes e houve alguma tensão e receio relativamente ao futuro da JGomes. No entanto, no dia 3 de fevereiro deu-se o inicio do longo processo de recuperação e que ainda nos encontramos a atravessar.

limpeza do local

Deu-se inicio à limpeza do local. Foram retiradas paredes, estruturas do telhado para que as máquinas de limpeza pudessem iniciar a remoção das matérias que foram carbonizadas e máquinas danificadas.

limpeza de máquinas

As máquinas que não foram afetadas pelo incêndio foram limpas e cobertas para ficarem protegidas dos processos de recuperação do edifício.

reerguer a estrutura e refazer fundações

Com uma tela nova, foi iniciada a reconstrução dos dois armazéns da JGomes que foram destruídos. 

chegada das primeiras máquinas

Pouco tempo depois do reerguimento da estrutura chegaram as primeiras componentes das máquinas, algumas delas foram recondicionadas, como é o caso da Carda.

preparação para a limpeza

De seguida deu-se início à limpeza da máquina.

instalação das máquinas

Em manutenção